India 

A Índia possui a segunda maior população do mundo. Este vasto país apresenta uma variedade extraordinária de paisagens, climas e recursos naturais. O Himalaia, ao norte, é a cadeia de montanhas mais elevada do planeta, com diversos picos com altura superior a 6.000 metros de altitude. As reservas de água são abundantes por todo a região e o clima é quente. Ao sul da Índia, encontra-se a planície Indo-Gangética, que se estende por cerca de 2.500 km no sentido leste-oeste, sendo cortada pelos rios Indo, Ganges e Brahmaputra. 

A região é uma das mais férteis do mundo, apesar das constantes inundações e das fortes secas quando não ocorrem as chuvas de monções, entre junho e setembro. Arroz, trigo, algodão, juta, fumo e açúcar são os principais cultivos, embora 70% da população sobreviva da agricultura de subsistência. O país ainda conta com imensas reservas naturais de madeira, carvão, minério de ferro, níquel e petróleo, este último retirado do próprio Oceano Índico. A indústria leve e manufatureira tem se expandido muito nos últimos anos. O turismo é uma fonte cada vez mais rentável de divisas à população que ainda sofre muito com a miséria conseqüente à antiga ocupação inglesa na região.

Limita-se ao norte com China, Nepal e Butã; a noroeste, com o Paquistão; a leste, com Myanmar (ex-Birmânia) e o golfo de Bengala; ao sul com o oceano Índico; e a oeste com o mar da Arábia. Bangladesh forma um encrave, dentro da Índia, limitado pelos estados indianos de Bengala Ocidental, Assam, Meghalaya e Tripura, e com o território de Mizoram .

Namastê. A palavra é uma maneira respeitosa de cumprimento ou de se iniciar uma conversa na Índia e, portanto, é desta forma que as portas da capital Nova Déli se abrem aos turistas, que enxergam neste país fascinante um mergulho na religiosidade e numa cultura rica e milenar. Nesta cidade barulhenta, caótica e com tráfego beirando o insano, estão atrações incríveis e paisagens exóticas, com vacas passeando pelas ruas, edifícios modernos, carros antigos e novíssimos, mulheres vestidas com sáris coloridos e muitos templos. Há imagens dos milhares de deuses hindus, a religião mais comum na Índia, em todos os lugares. Da mesquita de Jama Masjid você ouve o belo chamado dos muezins, anunciando as preces diárias dos muçulmanos. A cidade também abriga alguns patrimônios da humanidade, como a Tumba de Humayun e o Forte Vermelho. Ao andar pelas ruas, não deixe que a sujeira acumulada e a poluição visível tire seu bom humor. Percorra as lojas que vendem produtos muito baratos e encante-se com um dos países mais interessantes do mundo. 

PONTOS TURÍSTICOS NA ÍNDIA:

Taj Mahal

O mais famoso monumento da Índia, o Taj Mahal é um mausoléu que o imperador muçulmano Shah Jahan mandou construir para a sua esposa Mumtaz Mahal nos anos 1600.  Sim, esta “maravilha do mundo” é um túmulo muçulmano – o túmulo mais famoso do mundo!  (Note: não é um templo, e não é hindu!)

“Taj Mahal” significa “o palácio da coroa” (“taj” significa “coroa”, e “mahal” significa “palácio”), ou “a coroa dos palácios”, ou até “a coroa da [Mumtaz] Mahal” – ninguém conhece a origem do nome com certeza.  A construção do edifício durou mais de uma década, de 1631-1643; o complexo inteiro foi completado em 1653.

Forte Vermelho

A obra do imperador Shah Jahan foi finalizada em 1648 e possui dois quilômetros de muralhas de pedras vermelhas com até 30 metros de altura, projetados para abrigar a futura capital do reino, que até então ficava em Agra.

Templo de Lotus

Essa construção que parece uma flor de lótus branca é um dos mais visitados da capital. Tem como proposta receber todas as pessoas que queiram exprimir sua espiritualidade, independentemente de crenças. Por este motivo, o local não possui altares ou símbolos que identifiquem qualquer religião.

ENDEREÇO: Lotus Temple Rd, Shambhu Dayal Bagh | Bahapur.

 

Agra

A cidade fica a 200 quilômetros de Nova Déli e é lá que está o Taj Mahal, o ponto turístico mais famoso da Índia e um dos monumentos mais belos do mundo. O mausoléu foi construído em 1630, pelo imperador Shah Jahan, para abrigar o túmulo de Mumtaz Mahal, sua esposa predileta. Ela morreu após dar à luz o 14º filho do casal. A construção de mármore branco é parada obrigatória de quem visita o país. Outra atração da cidade é o Forte de Agra, palácio protegido por muralhas e que foi moradia de muitos marajás. 

 

Jantar Mantar

É um dos cinco observatórios construídos pelo marajá Jai Singh II, no início do século 18. Com design extravagante, possui diversas esculturas que eram utilizadas para fazer cálculos astronômicos, como prever eclipses e acompanhar o movimento dos astros. Atualmente não é possível mais fazer os cálculos devido à altura dos prédios ao seu redor, mas é um excelente lugar para passear.

ENDEREÇO: Parliament Street |Centro.

 

Tumba de Humayun

O mausoléu foi construído em homenagem ao segundo imperador mongol, Humayun, por sua esposa, Haji Begun. Foi a primeira grande construção feita para abrigar cinzas na Índia. O visual é muito parecido com o Taj Mahal, porém o material usado foi o arenito vermelho.

ENDEREÇO: Lodi and Mathura Road.

 

Jama Masjid

A maior mesquita do país chega a receber em época de festivais cerca de 25 mil fiéis. Foi construída no século 17 pelo imperador Shah Jahan e possui mirante de 40 metros de altura que proporciona uma bela vista de Nova Déli. É preciso deixar os sapatos do lado de fora para visitar o local.

ENDEREÇO: Netaji Subhash Marg.

 

Qutb Minar

Esta torre de 73 metros de altura foi construída em 1193 para comemorar a vitória mulçumana sobre o império hindu. Embora não seja permitido subir na torre, a construção de pedra vermelha e mármore, declarada patrimônio mundial pela Unesco, vale a visita pela beleza e importância histórica.

ENDEREÇO: Aurobindo Marg.

 

Portão da Índia

Localizado no centro de uma praça, foi construído em homenagem aos soldados mortos na Primeira Guerra Mundial e nas Guerras Afegãs de 1919. São 85 mil nomes gravados nas paredes do monumento.

ENDEREÇO: Rajpath.

 

IMAGENS  CURIOSAS


 

Consulte  roteiros completos da India, acessando o link http://www.roteirosturisticos.tur.br/?a=9435  Vá em Ásia/India

 

HAPPY DAY VIAGENS E TURISMO LTDA.

Tel: (16) 3285-1019 e (16) 3019-4941

e-mail: info@happydayturismo.com.br

Rua Florêncio de Abreu, 1.709 - Sala 4 - Ribeirão Preto-SP

Vila Seixas - CEP 14015-060

 

26.000860.10.0001-0

 

[Clique aqui para ver outros roteiros]